close
Início » Media Center » Estacionamento Inteligente: o papel do Big Data na mobilidade

Media Center

Estacionamento Inteligente: o papel do Big Data na mobilidade

08/11/2017

O domínio da informação é a maior forma de exercer poder já descoberta pelo homem. Hoje, mais do que em qualquer outro momento da nossa história, os dados têm um papel fundamental.

Concentrar e analisar informações não é mais só parte do instinto de sobrevivência. Tornou-se uma ciência, com parâmetros bem definidos. Ainda assim, suas ferramentas estão sendo testadas e modificadas constantemente.

A mesma preocupação se encontra na gestão de estacionamentos. Como usar, por exemplo, o Big Data na administração desses empreendimentos?

Se você quer entender mais sobre o estacionamento inteligente, continue lendo o texto!

 

Afinal, o que é o Big Data?

O Big Data é definido pela análise e interpretação da “montanha” de dados não-estruturados, que são produzidos por tudo e todos hoje. Basicamente, estamos falando das informações que conseguimos desde o estudo de posts em redes sociais, fotos, geolocalização de clientes, e muito mais.

Mais do que o BI (Business Inteligence), o Big Data absorve um volume bruto de informações que vão além daquilo que já dominamos do nosso negócio. É exatamente por isso que nos permite prever cenários ou criar novas rotinas, inclusive, mais eficientes.

O Big Data permite, então, que empresas entendam por meio da análise de dados qual o melhor momento e em qual rede social devem lhe mostrar um anúncio. Usando esses preceitos, o Netflix ou o Facebook conseguem entender o que as pessoas gostariam de consumir antes mesmo delas se darem conta disso.

Por meio de algoritmos, eles chegaram a um dos seus maiores sucessos, a série Stranger Things. Essa obra só foi possível graças a um dos pilares do Big Data, a Análise Preditiva.

 

Análise Preditiva em Estacionamentos

A análise preditiva é o uso de ferramentas e processos analíticos sobre um histórico de dados para reconhecer possíveis resultados futuros. Ou seja, você “prevê” o que vai acontecer e, desse jeito, sabe o que ser feito.

Imagine que um software de inteligência de negócios pode identificar os pontos de estacionamentos pelas ruas de uma cidade. Logo, ele prevê e mostra graficamente as ruas com maior quantidade de pontos disponíveis. Só com essa informação, você já pode tomar decisões mais assertivas.

Também pode mapear esta informação com base no tempo, localizando as ruas onde e quando os motoristas são mais propensos a precisar de um lugar. Claro, que todo o meio precisa estar integrado por diferentes tecnologias, tornando o processo inteligente.

É, justamente, o avanço das ferramentas de BI no estacionamento inteligente que pode concretizar essa realidade. As tecnologias que criam um estacionamento e, mais, uma cidade inteligente estão muito próximas de você.

 

Estacionamento Inteligente

A Indigo já vem implementando preceitos do Big Data, e, para isso, já emprega o Business Inteligence na gestão de estacionamento. Todas a decisões são tomadas de forma ágil e exata, influenciando diretamente nos ganhos dos clientes corporativos

Não basta ter uma série de dashboards e sistemas, se você não faz a análise correta das informações. Além dos instrumentos certos, é preciso contar com profissionais com diferentes especialidades, que traduzam os números.

Com softwares como o Park Auditor System, por exemplo, a Indigo reduz as fraudes em 30% em média no primeiro ano por meio do monitoramento. Monitoramento que é intensificado pelo ConnecPark 3.0, uma tecnologia única para o segmento no país. São 2.300 câmeras, 24h por dia, controlando as operações.

Só com o monitoramento por vídeo já conseguimos diversas informações sobre o comportamento dos seus clientes. Além disso, diferentes áreas da empresa conseguem mensurar esses dados e resolver problemas. Hoje, 100% dos chamados por problemas com software são resolvidos remotamente pela Indigo.

No fim, essas e outras informações que geramos e analisamos diariamente na empresa se tornam resultados para o empreendedor. Ele ainda recebe todos os dados sobre o seu negócio de forma fácil, clara e segura. O Portal do Cliente Corporativo permite o acompanhamento de todos os indicadores de performance do seu estacionamento em tempo real.

Quer saber mais sobre a administração de estacionamento e como a Indigo Brasil pode trazer mais inovação para o seu negócio? Consulte mais informações sobre nossos serviços e descubra!