close
Início » Media Center » 6 ideias inspiradoras para estacionamento em universidades

Media Center

6 ideias inspiradoras para estacionamento em universidades

05/09/2017

Toda instituição está preocupada com a satisfação de seus alunos e visitantes. Depois de garantir o básico, algumas instituições buscam melhorar outros serviços, como o estacionamento em universidades.

As soluções aparecem no investimento em aplicativos, novas tecnologias, reestruturação de tráfego e até construção e revitalização das estruturas. Confira alguns exemplos que reunimos neste artigo, que podem inspirar mudanças na sua universidade.

 

1. Solução que veio das aulas

Na Indiana State University, nos Estados Unidos, a solução veio de um dos professores de engenharia civil e seus alunos. Michael Williamson e uma de suas turmas notou que o campus enfrentava sérios problemas com falta de vagas e engarrafamentos. A universidade sofria, principalmente, em horários de pico e dias de semana.

A partir de um estudo feito pelos alunos, dados como o número de vagas vazias durantes os principais horários foram levantados. Os alunos conseguiram mapear quais lotes de estacionamento ficavam mais vazios e em quais dias da semana. Até drones foram usados para fotografar as quase 6 mil vagas. Os gráficos criados pelo professor Williamson a partir do estudo definiram quais os melhores dias e horários para se encontrar vagas livres em cada unidade da universidade.

 

2. Entrada e saída fácil

Muitos dos problemas se resolvem quando integramos as tecnologias ao estacionamento em universidades. Foi o caso da North Dakota State, a universidade norte-americana investiu na implementação de um aplicativo que permite que estudantes, colaboradores e visitantes paguem por meio de seus smartphones.

Os usuários do estacionamento podem monitorar dados de seu uso do estacionamento, aumentar o tempo na vaga pelo celular, além de pagar tarifas. A ferramenta é uma facilidade que melhora a perspectiva que os alunos têm em relação a universidade como um todo. A administração acredita que essa é a melhor saída para desonerar os usuários de problemas com o estacionamento em universidades.

 

3. Estacionamento em universidades e energia solar

A University Salisbury, nos Estados Unidos, começou a construção de mais um estacionamento vertical. O diferencial deste empreendimento é que, além de mais vagas, vai trazer energia para todos. Isso porque serão instalados painéis solares, que captam os raios do sol e transformam em eletricidade.

As estruturas são do tamanho de quadras de basquete, e vão diminuir as despesas com energia no futuro. Com a eletricidade gerada será possível abastecer o principal prédio da universidade. Mais, o estacionamento contará com cinco estações de carregamento de carros elétricos. A obra está prevista para terminar ainda em Agosto.

 

4. Revitalização dos espaços

Este é um exemplo de revitalização que beneficia vários empreendimentos, não só a universidade. Em Sharjah, nos Emirados Árabes, a cidade universitária está passando por uma redefinição estética e de seus espaços. Ao contrário do que imaginamos, aqui, as maiores mudanças foram em estruturas adjacentes, e não para estacionamento em universidades.

Os investimentos visam tornar o entorno da cidade mais atrativo com espaços para lazer e entretinimento, assim como diversas lojas e conveniências. O estacionamento recebeu melhorias, incluindo a criação de mais espaços para pessoas com deficiência, na sinalização para pedestres e na iluminação. A necessidade maior era a de fornecer opções para os estudantes e usuários depois de estacionar.

 

5. Inovação que vem de dentro

No Brasil, a Universidade Feevale criou um programa baseado no conceito de inovação aberta. A instituição gaúcha resolveu colocar diversas questões e problemas enfrentados pela universidade na mão dos alunos. A ideia é encontrar soluções de forma criativa e conjunta.

Sabe aquela máxima de que duas cabeças pensam melhor que uma? Na Feevale, todos vão buscar um jeito melhor de indicar as vagas livres no estacionamento. A ideia vencedora ganha os recursos para desenvolver o projeto. Dessa forma, a instituição instiga os seus alunos a aprender, enquanto promove mais conforto para eles próprios.

 

6. Aluguel de Garagens

Esta é aquela solução que não resolve o problema, mas pode ajudar por algum tempo. A ideia surgiu na universidade, mas partiu de alunos que não estavam satisfeitos com o serviço prestado. Dois estudantes da Arizona State University desenvolveram um aplicativo que encontra estacionamentos disponíveis próximos da universidade.

Os garotos, especialistas em ciência da computação, viram no compartilhamento de garagens e vagas particulares uma forma de reduzir o problema. A ferramenta lista pessoas que tem espaços sobrando e querem alugá-los, e disponibiliza para usuários que precisam parar o seu carro. A ideia é embrionária, não acaba com o problema das universidades, mas ganha pela criatividade dos alunos em tentar resolver sozinhos a sua insatisfação.

As tendências estão mudando, e as universidades precisam estar atentas a elas. É preciso buscar referência em soluções que já têm dado certo. Novas ideias podem trazer inspiração para as mudanças que sua universidade precisa.

Consulte as propostas de inovação para universidades da Indigo no material que preparamos para você! Acesse o conteúdo aqui.