Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Indigo Center: aquisição do premiado edifício-garagem

Estacionamento de 306 vagas é referência na região metropolitana

Porto Alegre é considerada uma cidade com espaços urbanos complexos e multipolares. O Centro Histórico da Cidade convive diariamente com diversos meios de transporte coletivos, mistos e individuais – todos conectados. Foi justamente dentro deste cenário que a Indigo investiu na construção em 2012 e na aquisição do Indigo Center em fevereiro de 2021, garagem localizada no centro de Porto Alegre que recebeu o 1º lugar no prêmio TOP Abrapark na categoria Estacionamentos até 500 Vagas.

Esse centro de mobilidade urbana interativo é destinado para o cliente estacionar com facilidade e segurança. O prédio de dez andares foi planejado para ser um modal de referência para toda a Região Metropolitana da capital gaúcha, a qual detém uma frota de 2 milhões de veículos. 

 

Centro de Mobilidade Urbana:

O Indigo Center tem acesso pela rua Sete de Setembro e avenida Siqueira Campos, duas das vias mais importantes do Centro de Porto Alegre. A garagem de 360 vagas está inserida em um ambiente cultural e de serviços. Por isso, o projeto foi elaborado dentro do conceito de conectar o estacionamento com a cidade, seu comércio e suas áreas de convivência. 

A garagem foi planejada para facilitar o acesso dos clientes até o embarque e desembarque do Catamarã (barco para travessia do Rio Guaíba para a cidade de Guaíba), dos ônibus e trens da capital, localizados próximos do estacionamento. 

Equipado com bicicletário, o Indigo Center é um centro de mobilidade urbana. 

 

Projeto, Iluminação e Sinalização Horizontal: 

Implantado em um terreno de 30mx80m, o estacionamento oferece acesso por meio de rampas independentes e amplas que conduzem a pavimentos conformados em meio nível. A cada andar, luzes indicadoras de vagas sinalizam onde há vagas disponíveis. 

Todos os pavimentos têm boa iluminação natural e luz artificial com lâmpadas em LED (para ter maior eficiência energética), de forma que cada luminária abranja seis vagas. 

A linda paisagem do Rio Guaíba foi preservada, mantendo a visualização dos usuários que estão se deslocando da vaga até o hall dos elevadores.

Para facilitar a localização do cliente, cores vivas e numerações ostensivas nos hall de elevadores e corredores foram escolhidas para caracterizar cada andar, ajudando o usuário a memorizar onde seu veículo foi colocado. 

Tecnologia e Segurança

O prédio de dez andares possui de 108 câmeras monitoradas por circuito fechado de televisão e seis DVR HMT16 conectados online ao Connecpark com monitoramento remoto 24/7. 

As vagas amplas de 2,40m por 5m cada, são separadas por faixas largas que evitam incidentes como batidas de porta. O fluxo dos veículos segue o sentido horário, evitando que ocorram pontos de bloqueios entre os clientes, as rampas permitem que o cliente opte em continuar subindo ou descendo sem inverter o fluxo nem manobrar. 

Comodidade e Conveniência

No primeiro andar, estão situadas as vagas para portadores de necessidades especiais, idosos, gestantes, assim como vagas específicas para carros elétricos. Todos os pavimentos apresentam um hall central que dá acesso aos elevadores e escadas. 

Programação Visual

Os dois painéis grafitados no exterior do Indigo Center fazem uma reverência a arte urbana inserida com a mobilidade atual, representada pela bicicleta e cadeira de rodas no centro da obra.

Para contrastar com o cinza típico da região central urbana, o projeto apostou na alegria das cores. Quem passa na rua enxerga a paleta dos pavimentos por meio das aberturas do edifício. 

A edificação foi construída em concreto armado, cujo principal destaque é justamente a visualização do interior colorido de seus pavimentos. O desnível nos andares, bem aparente, também ajuda a caracterizar o visual externo do prédio. 

A noite, a iluminação interna compõe com a externa – feita sutilmente através de canhões de luz embutidos na base do piso térreo – uma gama de cores que gera uma paisagem belíssima. 

As placas indicativas dos andares também fazem parte deste conceito. Outros dois painéis produzidos em grafite, na saída pela avenida Siqueira Campos e no corredor principal, completam os elementos artísticos e enfeitam o local. 

Meio Ambiente

O Indigo Center é também um centro de mobilidade sustentável. Todos os andares possuem piso epóxi colorido (que melhora a visualização das sinalizações) com tecido impermeável (3,5mm), o que permite que a limpeza seja realizada de forma rápida e fácil. Com apenas 20 baldes de água é possível higienizar todo o prédio. O consumo de água se aproxima da taxa de manutenção do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre. 

 

Privado que é Público 

O prédio foi concebido para ter um recuo pela rua Sete de Setembro onde a Indigo optou por construir uma praça seca com alguns exemplares de palmeiras tipo Fênix como adorno vivo. A área privada acabou se tornando um ambiente público, que tem sido muito usado pelos usuários do bicicletário.

Um novo conceito de garagem 

O centro de mobilidade urbana Indigo Center é uma referência para toda a região metropolitana de Porto Alegre e deve ser visto e entendido como um local para ser compartilhado por todos, muito além do conceito de uma garagem.