Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Formatos e Ferramentas para Treinamento da equipe de atendimento do estacionamento

Oferecer um treinamento adequado para sua equipe de atendimento do estacionamento é fundamental para o sucesso do seu empreendimento. Confira quais são os treinamentos e ferramentas necessárias para preparar a equipe que irá atender o seu cliente. 

 

Se você percebe a equipe do estacionamento como cartão de visitas do seu empreendimento, também entende a importância do treinamento especializado para esses funcionários. Em muitos casos, profissionais capacitados e preparados para atender o seu cliente com excelência são um propulsor para a fidelização e diferenciação do seu negócio com a concorrência. 

O entendimento de quais são os formatos possíveis de treinamento auxiliam os empreendedores a definir caminhos para capacitação da equipe de atendimento. Podendo ser:

– Reciclagem e atualização do profissional: realizada quando houver mudança nas tecnologias ou processos do estacionamento e para casos de promoção de pessoas;  

– Habilidades de gerência e supervisão: tanto para o desenvolvimento de novas lideranças quanto aprimoramento de competências dos atuais líderes podem ser oferecidas palestras motivacionais e/ou inspiracionais para reforço da cultura da sua empresa e desenvolvimento de soft skills;

– Redução de déficits no atendimento: através da avaliação de situações do dia a dia que podem ser reais ou simuladas, possibilita-se, de forma prática, desenvolver habilidades e competências dos colaboradores;

– Integração: treinamentos podem também ter uma conotação mais informal e ocorrerem em almoços, jantares ou coffee break com dinâmicas de grupo voltadas a integração dos colaboradores;

 

Cada um dos formatos de treinamento pode ser aprimorado com ferramentas de apoio, que podem ser usadas de forma complementar ou isoladamente. Vamos conhecê-las?

– Cartilha Impressa: utilizada principalmente para o treinamento dos colaboradores que não tem acesso ao computador ou outras ferramentas digitais, podendo conter instruções de comportamento, definição de metas e objetivos gerais da companhia. 

 – Manual Digital: recurso semelhante a cartilha, mas tem a vantagem de ser online. Aqui a pessoa responsável por treinar o colaborador pode atualizar o conteúdo e reenviar para a equipe de atendimento com agilidade e reduzindo custos. 

– Portal de Treinamento Online: importante para organização de diferentes modelos de conteúdo, como as apostilas, manuais digitais, videoaulas ou aulas ao vivo. Com um portal de treinamento online, o colaborador tem a possibilidade de revisitar os conteúdos quando necessário. Além de facilitar a reciclagem dos conhecimentos já apresentados, o portal possibilita a organização dos temas e padroniza os treinamentos. É possível, por exemplo, atribuir uma nota para colaboradores que finalizaram determinados cursos e avaliar a média de aproveitamento individual e geral.

– Canal de comunicação formal/informal: como e-mail, ligação ou mensagem, também pode ser uma maneira eficiente de passar informações importantes para o treinamento do colaborador, principalmente se o canal registrar essas informações. Um canal de e-mail ou aplicativo de mensagens e áudios, por exemplo, entregará informações primordiais para um novo colaborador de modo rápido e efetivo, podendo ser complementado com um treinamento mais profundo posteriormente. 

 

Agora que você já conhece os tipos de treinamento e as ferramentas de apoio, estará mais preparado para orientar a equipe de atendimento do seu estacionamento. É importante ter em mente que uma capacitação não deve se restringir a passar informações superficiais, e portanto, precisa ser consistente e realizada por profissionais com expertise no atendimento de estacionamentos. 

 

Convidamos você a ler também o nosso artigo e conhecer o jeito Indigo de atender e encantar aos clientes >>