Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Você já ouviu falar sobre estacionamentos com gestão remota? Eles são uma realidade e, em determinados segmentos, uma necessidade. Convidamos o Gerente e o Analista de ConnecPark e Automação, Douglas Lima e Matheus Nunes, para explicarem como funcionam essas operações e quais os diferenciais que elas oferecem às empresas parceiras e aos usuários. Confira! 

 

Douglas, gostaríamos de começar com alguns números. Quantos estacionamentos remotos a Indigo possui hoje no Brasil e quais estabelecimentos podem receber esse modelo de operação? 

Douglas LimaSão nove estacionamentos com a Gestão Remota ativa. Sete estão localizados no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Os outros dois estão no Rio de Janeiro e em Niterói. Podem receber esse modelo todos os empreendimentos que possuem uma infraestrutura de Automação e CFTV adequada. 

 

Por que os nossos clientes devem investir nos estacionamentos remotos? Quais benefícios eles trazem aos negócios dos parceiros?

Douglas Lima: Um dos benefícios é a maior agilidade no atendimento ao cliente, já que esses são realizados diretamente nos terminais de entrada, saída e auto pagamento. A implantação das tecnologias que possibilitam tais atendimentos remotos agregam valor aos empreendimentos. Elas também permitem a redução de custos operacionais. As operações demandam menos funcionários na ponta, enquanto abrem espaço para mão-de-obra qualificada.  

 

Matheus, nos explica um pouco mais como ocorre essa interação entre o cliente e a equipe que está atendendo remotamente e como essa interação gera mais comodidade?

Matheus Nunes: Quando o cliente aciona a nossa Central de Atendimento através dos terminais de entrada, saída e pagamento o agente do ConnecPark consegue interagir com ele através de VoIP – tecnologia que transforma sinais de áudio analógicos em dados digitais – e também visualizar o cliente pelas imagens direcionadas para o ponto de origem do atendimento. A partir dessa interação ele já pode solucionar a dúvida do cliente e resolver qualquer demanda.

 

Agora, pensando a partir do ponto de vista do consumidor, com quais canais ele pode contar para atendimento direto? Como isso é comunicado ao usuário? 

Matheus Nunes: Via interfone dos terminais de entrada, saída e auto pagamento. A comunicação pode ser realizada pela operação local, nos estacionamentos que contam com colaboradores, ou por Comunicação Visual posicionada em pontos estratégicos do empreendimento. Outro canal de comunicação é o aplicativo Park Indigo BR, para os estacionamentos que o possuem habilitado para uso.

 

Sabemos que o ConnecPark é a maior central de monitoramento de estacionamentos remotos do Brasil, que gerencia todos os nossos estacionamentos, inclusive, aqueles que não são 100% remotos. Conta pra gente como é composta a sua equipe.

Douglas LimaClaro! Atualmente quatro times compõe a equipe do ConnecPark: a equipe de gestão e atendimento remoto, de análise de imagens, o grupo de implantação e sustentação de CFTV e de análise e apresentação de dados gerados.

 

Qual é a expectativa da Indigo para o futuro dos estacionamentos nesse modelo? Esse será o formato principal? 

Douglas Lima: Onde o modelo é aderente nós enxergamos esse tipo de gestão como uma evolução das operações atuais. Contudo, mesmo que seja uma tecnologia que traga benefícios aos clientes e empreendimentos, sabemos que não é a solução ideal para todos os segmentos. Isso se torna claro quando pensamos na área da saúde, onde a presença de colaboradores e o serviço de valet parking é essencial para oferecermos o melhor atendimento possível ao clienteAfinal, eles são o foco do trabalho da Indigo. Por isso, entendemos que o futuro é oferecer experiências cada vez melhores aos clientes.