Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Indigo investe mais de 8 milhões em projeto arquitetônico da Feevale

  De topografia irregular a um sistema inovador e sustentável

Localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, a Universidade Feevale, que já contava com cerca de 3mil vagas de estacionamento, passou a necessitar de novos espaços para acomodar o fluxo crescente de veículos na Instituição. A Indigo Brasil realizou um projeto arquitetônico sustentável e inovador e investiu mais de R$ 8 milhões na sua execução.

O charme arquitetônico está no fato do meio do edifício corresponder ao térreo.

Ao invés de construir um estacionamento em uma área nobre do espaço disponível, a Indigo Brasil adequou parte do terreno aproveitando os taludes (plano de terreno inclinado que limita um aterro e tem como função garantir a sua estabilidade) e a topografia irregular, que pareciam entraves, para implantar o novo prédio garagem conhecido como “Park-Deck Invertido Feevale”.

O gerente de Arquitetura da Indigo Rafael Rangel, pontua os principais aspectos do projeto da universidade:

“Trata-se de um prédio garagem com 576 vagas, 12 mil m² foi um projeto executado em tempo recorde de pouco mais de 120 dias. O Park-Deck Invertido Feevale pode não apenas incrementar as vagas da Instituição como solucionar um problema de acessos e recuperar uma parte do terreno do Campus que era pouco utilizada. O conceito de “parking deck” com todos os pavimentos em rampas com uma pequena inclinação foi a solução que encontramos para um terreno tão acidentado.

O novo edifício garagem apresenta uma edificação com 5 pavimentos onde o nível de acesso ao restante do Campus e salas de aula se dá exatamente no pavimento central, trazendo eficiência de deslocamento tanto do veículo como do usuário. O estudante, por exemplo, necessita subir ou descer no máximo 2 pavimentos para dirigir-se a sala de aula.

Além desta solução, conta com fornecimento de energia eólica agregando tecnologia e sustentabilidade e conta com um lounge para a realização do pagamento e utilização de wi-fi, trazendo mais comodidade e conforto.”

Mobilidade nas saídas

Não existe dúvida da importância dos estacionamentos na condução da mobilidade urbana e justamente por esse entendimento, os especialistas da Indigo construíram três pontos de saída cada um com um propósito diferente, ajudando no fluxo do trânsito.

Além disso, a identificação de entrada do estacionamento, é feita por meio de sinalização vertical em paralelo com o fluxo de trânsito interno da universidade, que converge à rampa de acesso.

De forma integrada com a Feevale, a Indigo desenvolveu toda a programação visual do projeto, dentro do padrão adotado pela Instituição de Ensino, mantendo uma unidade na comunicação com o usuário.