Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Mobilidade e acessibilidade nos estacionamentos

Como hubs de mobilidade, os estacionamentos são facilitadores da mobilidade urbana, por este motivo, devem atender às necessidades de todos os cidadãos. Acessibilidade e inclusão precisam, por tanto, ser norteadores dessa equação.

Como hubs de mobilidade os estacionamentos são facilitadores da mobilidade urbana. Nos últimos anos, as empresas vem realizando projetos cada vez mais inteligentes, viabilizando uma jornada ágil e tranquila para o usuário e os integrando com a cidade.

Um fator importante no que tange este assunto, pontuado pelo especialista e ativista da causa de acessibilidade e inclusão, Rotechild Prestes, que também vivencia esses desafios diariamente, é que os estabelecimentos precisam enxergar as pessoas com mobilidade reduzida como consumidores potenciais: Hoje, nosso ponto de partida é que a sociedade entenda que existe um grupo de pessoas muito grande se locomovendo pela cidade, que são tetraplégicos, paraplégicos, down, e que trabalham, estudam e querem consumir também”.

Para executar o desafio de adaptar os estacionamentos em prol da acessibilidade Indigo conta com uma equipe de engenheiros e arquitetos especialistas que planejam e otimizam o fluxo como um todo, configurando o melhor uso do espaço, possíveis ganhos de vagas, previsão e revisão da sinalização vertical e horizontal. 

Roth também pondera que qualquer investimento para adaptar os locais para as pessoas com mobilidade reduzida é convertido em ganhos financeiros “ao oferecer um serviço de excelência para esse público o local acaba por se tornar uma referência e atrair mais pessoas. Ainda nos casos de paralisia cerebral, tetraplegia e paraplegia, o consumo tende a ser ainda maior, já que é um público que geralmente sai acompanhado da família, amigos ou cônjuges, movimentando uma cadeia de consumo ainda maior.”

Conheça soluções Indigo em favor das pessoas com Mobilidade Reduzida, onde a acessibilidade e mobilidade nos estacionamentos foram priorizadas:

  • Projetos na França: 

Ao remodelar antigas instalações que não são adequadas para pessoas com deficiência, o Grupo Indigo adota uma abordagem proativa e criativa para instalar elevadores, encontrando soluções, especialmente quando sua infraestrutura está sujeita a restrições arquitetônicas. Os novos estacionamentos são projetados e construídos de acordo com as novas regulamentações locais, de forma que sejam acessíveis a pessoas com deficiência.

  •  Implantação da Cadeira de Rodas Motorizada no Brasil: 

Percebendo as dificuldades de mobilidade dos nossos clientes em vários estacionamentos, estamos implementando a cadeira de rodas motorizada. Este equipamento, utilizado e aprovado pelos usuários da França, é mais uma solução precursora da Indigo para atender os clientes e diferenciar o seu empreendimento.

  • Contratação de PCDs para controle de vagas preferenciais

Todas as áreas de estacionamento de veículos devem reservar 2% do total das vagas para veículos que transportem pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. O Gerente de Operações Indigo, Marco Andrade, vivenciava a dificuldade de supervisionar essas vagas preferenciais, que geralmente eram desrespeitadas. “Para resolver esse problema, pensei que se contratasse funcionários idosos e com deficiência para o controle dessas vagas específicas seria mais fácil dos usuários do estacionamento se sensibilizarem a não utilizar as vagas preferenciais sem necessidade. Leia mais sobre a contratação de PCDs nos estacionamentos da Indigo >> 

Quer saber mais sobre os Impactos e Desafios da Mobilidade Urbana?

Acesse e-book completo e leia pesquisas, entrevistas, cases e entenda como facilitar o acesso nas cidades precisa ser um compromisso de todos para todos.