Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Mobilidade Urbana e Estacionamentos: entenda a relação

A mobilidade urbana precisa ser levada em consideração de forma séria por grandes empresas cujo desenvolvimento impacta na circulação de pessoas, como shoppings, universidades e hospitais. E essa circulação passa, invariavelmente, pelo tema da gestão de estacionamento, já que são importantes aliados da mobilidade urbana, no sentido que facilitam a circulação nas cidades. 

A lógica é bem simples: as pessoas utilizam os estacionamentos para deixar o carro e se locomover ao seu próximo compromisso, quanto mais colocarmos carros na rua, menos espaço para deslocamento e mais engarrafamentos. Porém, tirando completamente os carros de circulação, aumentamos em muito o tempo de viagem entre destinos corriqueiros, como trabalho, faculdade e afins.

Então, o papel das empresas responsáveis por esses serviços é de otimizar o percurso para que menos carros estejam em circulação ao mesmo tempo e que o tempo de deslocamento das pessoas seja o menor possível. Mesmo que os carros particulares se reduzam radicalmente, esses pontos de parada são fundamentais para que outros veículos possam circular.

Você sabia que os primeiros estacionamentos surgiram na década de  1920?

Entre 1920 e 1930, o aumento do número de motoristas gerou um crescimento do número de carros, ocupando um espaço precioso que antes era exclusivo do público. O aumento do trânsito trouxe problemas de circulação e segurança e, para reduzi-los, foram criadas as legislações. Para cumpri-las, as empresas se viram obrigadas a criar os estacionamentos.

Há quase 100 anos, uma viagem começa e termina, invariavelmente, em um estacionamento.

Seja para chegar no trabalho, na escola, em um hospital, nos estádios ou em shopping centers. Quanto mais gente, mais vagas necessárias – e muitas vezes mais difícil encontrá-las.

Mas o mundo está mudando e nós também estamos criando espaços para isso, como por exemplo:

Indigo Weel, lançado na França que consiste em um sistema de compartilhamentos de bicicletas, cadeira de rodas elétrica, carros e motos.

   Big data para a criação de estacionamentos inteligentes.

   Projetos visando a transformação de espaços subterrâneos permitindo que as cidades cresçam com uma malha urbana tridimensional onde o estacionamento do futuro se conecta.

 

A redução drástica no volume de carros ainda é uma realidade distante no Brasil. O carro é um dos principais meios de transporte do país, seja ele próprio ou de aplicativos.

Continuamos acreditando na qualificação e na criação de vagas de estacionamento pelo seu impacto na mobilidade e pela praticidade econômica para diversos endereços. Além disso, estacionamentos da Indigo são uma fonte de rentabilização para os negócios, que ao transferir a gestão para a Indigo melhoram a experiência dos seus clientes e podem receber um aporte significativo de investimento.

Acesse o eBook completo para saber mais sobre os Impactos e Desafios da Mobilidade Urbana: leia pesquisas e depoimentos exclusivos e conheça as soluções da Indigo no que tange este universo. 

Clique aqui e fale com um de nossos superintendes para saber mais sobre nossos serviços.