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Clique e retire: o futuro das lojas físicas

27/12/2019

Com certeza, você já ouviu as seguintes frases: “a loja física está com os dias contados”, “o e-commerce vai engolir a compra tradicional”, ou “as pessoas preferem comprar sem sair de casa”.

 E você, o que acha dessas afirmações?

Vamos esclarecer: de fato, o e-commerce trouxe um leque de novas oportunidades ao consumidor, como a compra programada, o pagamento facilitado, a entrega em domicílio e, entre elas, o “clique e retire”, quando o cliente opta por adquirir o produto online e retirá-lo na loja física.

Unir a compra virtual com a retirada no ponto de venda é um diferencial competitivo para estabelecimentos que optam por adotar essa modalidade. Se o seu negócio ainda não utiliza dessa estratégia para atrair novos clientes, temos um recado para você: está perdendo tempo e dinheiro!    

Para começo de conversa, a preferência pela loja física ainda é maioria no Brasil: 61%, segundo a Global Consumers Insights 2018, realizada pela PwC. Além disso, nem todo consumidor de e-commerce gosta ou consegue receber o produto em casa. Estudos recentes apontam que, em média, 12% dessas pessoas prefere retirar a mercadoria na loja. Desse grupo, 48% alega não querer ou não poder pagar pelo frete, 19,4% precisa do produto imediatamente, 16% mora perto do ponto do local de retirada, 9% não tem alguém para receber em casa, ou 23% que informa ter outros motivos (dados Ebit | Nielsen Webshoppers 40 Plus, 2019).

A preferência por buscar o produto na loja varia de acordo com a categoria do varejo, exemplo: a aderência ao “clique e retire” em lojas de instrumentos musicais é maior do que no segmento alimentos e bebidas (21% contra 12%, respectivamente). Para conferir mais informações como essa, acesse gratuitamente o infográfico Prepare-se para 2020 – Shopping centers no Brasil.

Além de todas as facilidades apresentadas pelo “clique e retire”, o relacionamento com o consumidor também é um ponto de destaque. Empresas que conseguem oferecer um completo atendimento – tanto online quanto convencional – tendem a estreitar os laços entre a loja e o cliente, gerando mais confiança, segurança e até mesmo amizade com o seu público.

Praticidade, agilidade, economia, segurança e relacionamento com o cliente: tá esperando o quê para incluir o “clique e retire” nas suas opções de atendimento?

 

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