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Estacionamento em hospitais: melhore a experiência de pacientes por meio das tecnologias

Como tornar o estacionamento em hospitais parte de uma experiência acima da média? Muitos gestores hospitalares não se dão conta de que é este o primeiro contato de seus pacientes e visitantes com toda a infra-estrutura e atendimento que vão ter acesso a seguir. Além das características básicas para satisfazer os seus Usuários, algumas tecnologias podem ser empregadas.

A experiência positiva deles traz mais rentabilidade para o negócio. Conheça algumas destas possibilidades, que variam das ideias simples às mais elaboradas.

 

Sinalização Inteligente

Uma das tecnologias mais simples e eficiente para estacionamento em hospitais é a sinalização inteligente. Imagine a seguinte situação: alguém chega com pressa, precisando entrar com um paciente de emergência. O visitante tem dificuldade de entender a sinalização e não é atendido da melhor forma. Resultado: procura por uma única vaga por mais de 15 minutos. Depois de conseguir, ele e o paciente que está passando mal já chegam experimentando o hospital de forma negativa.

Algo parecido pode acontecer com alguém que perde a hora da visita pelo mesmo motivo. Só aí, o hospital já poderia ter investido em soluções simples que acabassem com problemas como esse. Boa parte destes casos pode ser resolvido com o uso da sinalização inteligente, por exemplo.

Indicações em setas digitalizadas, luzes que indicam a disponibilidade da vaga, controle de vacância, entre outros recursos, podem solucionar o problema. Junto à sinalização, existem os recursos mobile atuais.

 

Ferramentas Mobile

O uso de smartphones cresceu absurdamente no país, como apontam algumas pesquisas, chegando à 80% da população. Hoje é quase impossível encontrar alguém que não utilize estes aparelhos diariamente. Ou seja, eles se tornaram mais do que ferramentas de interação social em nossas rotinas.

Todo estacionamento em hospitais pode estar conectado com apps que facilitam a vida dos seus Usuários. É possível receber alertas de vagas livres, ou até pagar seu estacionamento por meio dos celulares.

As vantagens podem incluir ainda os próprios empreendedores e gestores de hospitais, que muitas vezes têm controle dos indicadores do estacionamento por meio das ferramentas mobile. Pensar em soluções deste tipo para o seu hospital podem tornar a relação com seus clientes mais positiva.

 

Central de Monitoramento

O monitoramento por câmeras no estacionamento em hospitais é quase uma regra, ou deveria ser. O problema está no controle das imagens e acesso às mesmas. Atualmente, existem tecnologias que concentram todas essas informações em centrais de monitoramento remoto.

Esta é melhor forma de garantir agilidade na resolução de problemas como sinistros e afins, já que todas as informações ficam centralziadas. Uma equipe treinada avalia as imagens de todas as câmeras em seus estacionamentos. Além do acesso em tempo real, ainda é possível consultar os dados a qualquer momento. Para não haver aumento de despesas, esta solução pode estar na terceirização do serviço, desonerando o gestor do hospital.

Aqueles que ainda usam o monitoramento de imagens localizado separadamente em cada estacionamento aumentam os problemas com Usuários finais. Inclusive, perdem a qualidade no controle de fluxo.

Tecnologias de Controle de Fluxo

A velocidade com que novos recursos tecnológicos surgem é impressionante. Mas, na maioria das vezes, os avanços estão no uso de ferramentas já conhecidas e testadas no mercado de estacionamentos. É o caso dos painéis com indicadores de fluxo e manobra.

Seja conectado com o resto das tecnologias de controle, ou apenas mostrando indicadores de tempo e status, eles são muito úteis. Digamos que você conseguiu passar uma boa impressão ao seus pacientes e visitantes na entrada, o primeiro contato foi positivo. Tudo certo, não é mesmo? Na verdade, não.

O estacionamento em hospitais com valet, por exemplo, precisa entregar o carro para o Usuário na saída. Alguns visitantes ou pacientes ficam insatisfeitos com o fato de não ter informações suficientes sobre vagas livres, posição do seu carros, entre outras. Geralmente, são Estacionamentos muito grandes, e os manobristas precisam buscar o automóvel em uma vaga distante.

Só de você identificar o status da manobra e o tempo aproximado que cada processo irá levar, a experiência já se torna melhor – aplicativos como Uber e Cabify se baseiam neste princípio ao mostrar o trajeto de um motorista para chegar de um ponto A a um ponto B. Mais, esses painéis podem estar em um lounge, tornando a espera menos pesarosa e mais interativa. Ou seja, pontos positivos para o seu negócio.

 

Tecnologia para Desenvolvimento de Pessoas

A tecnologia não precisa ser parte física dos estacionamentos apenas. Os profissionais precisam estar capacitados, e as ferramentas digitais podem ter um papel fundamental nisso. Além de aproximar os colaboradores das aplicações tecnológicas usadas no próprio empreendimento, você pode treiná-los por meio destas.

Unidades de treinamento móveis, plataformas digitais educativas e sistemas de análise das rotinas dos profissionais são alguns destes exemplos. Você pode identificar com mais rapidez pontos fracos do seu atendimento, apresentando soluções mais ágeis. Sem contar que, hoje, os treinamentos com interação tecnológica apresentam mais afinidade com a cultura de aprendizagem moderna. Ainda mais no nicho de estacionamentos que precisa se adaptar diariamente às características do seu negócio.

 

Tecnologias para Estacionamento em Hospitais

O ideal seria que todas as tecnologias estivessem interligadas, trazendo o conceito de estacionamento inteligente. Esse é o processo natural que se encaminha. Contudo, a mudança no estacionamento em hospitais acontece aos poucos, e o importante é estar atento. As tecnologias para o segmento podem aumentar a satisfação dos Usuários, além de trazer maior rentabilidade ao gestor.